Sobre a Escola Politécnica

A Escola Politécnica da UFRJ, antiga Escola de Engenharia da UFRJ, antiga Escola Nacional de Engenharia, tem sua trajetória ligada à própria história do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural brasileiro. Sua origem remonta a 1792, sendo o primeiro curso regular de engenharia das Américas e o mais antigo curso superior do País.

Com 222 professores altamente qualificados, dos quais mais de 200 são doutores, a Escola Politécnica da UFRJ é hoje a maior escola federal de ensino de engenharia do Brasil. Sua excelência na qualidade do ensino pode ser representada pela relevância dos vários projetos e pesquisas desenvolvidos em seus laboratórios, pelos prêmios acadêmicos colecionados por nossos professores e alunos e, sobretudo, pelo prestígio que nossos alunos têm no mercado de trabalho.

Localizada na Cidade Universitária da Ilha do Fundão, a Politécnica/UFRJ, juntamente com a Escola de Química, a COPPE e o Instituto de Macromoléculas, formam o Centro de Tecnologia (CT/UFRJ), onde se concentram todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão em engenharia da UFRJ.

A Escola Politécnica da UFRJ oferece doze cursos em Engenharia. São eles:

- Engenharia Ambiental
- Engenharia Civil
- Engenharia de Computação e Informação
- Engenharia de Controle e Automação
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Eletrônica e de Computação
- Engenharia de Materiais
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Metalúrgica
- Engenharia Naval e Oceânica
- Engenharia de Petróleo
- Engenharia de Produção

Na Cidade Universitária se localiza a maioria das unidades da UFRJ, tais como o Hospital Universitário, as Faculdades de Medicina, Odontologia, Letras, Belas Artes, Arquitetura, Educação Física, e muitas outras, o que proporciona uma intensa atividade acadêmica e cultural. Aproveite.

Também estão instalados no Campus da Ilha do Fundão diversos Centros de Pesquisa que estão entre os mais importantes do país: o Centro de Pesquisa da Petrobrás (CENPES), o Centro de Pesquisa da Eletrobrás (CEPEL), o Centro de Pesquisa em Tecnologia Mineral (CETEM) e o Instituto de Engenharia Nuclear, com os quais a Escola Politécnica interage fortemente man¬tendo convênios de desenvolvimento, de pesquisa, ensino e treinamento.

Escola Politécnica da UFRJ
Prédio do Centro de Tecnologia - Bloco A - 2º andar
Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Caixa Postal 68529 - CEP 21945-970
Tels.: (21) 3938-7010 - Fax: (21) 3938-7718 - e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.